quarta-feira, 13 de agosto de 2014

Polo da UAB Barretos oferta mais um curso de extensão



O Departamento de Artes Visuais da Universidade de Brasília - UnB está disponibilizando a terceira versão do curso de extensão: Objetos de Aprendizagem Poéticos, destinado aos professores de artes visuais ou de outras áreas que estão lecionando na Educação Infantil ou Básica (fundamental e médio) e estudantes de licenciaturas.
O curso, realizado através do Polo de Barretos da Universidade Aberta do Brasil (UAB), capacitará professores na elaboração de Objetos de Aprendizagem Poéticos, nos quais a criatividade e a poética direcionam o ensino das artes visuais, o que não impede de serem utilizados também como ferramentas para o ensino de todas as áreas de conhecimento.
O curso terá duração de 60 horas na modalidade online e presencial, distribuídas em apenas oito semanas entre 30 de agosto/14 e 30 de outubro/14, com seis encontros presenciais aos sábados à tarde (somente para os participantes que residem em Brasília) e por vídeoconferência para os participantes de outros estados. Estes encontros serão realizados entre as 14h e às 18h na sala B1-16 das Artes Cênicas na UnB nos dias 30 de agosto, 5 e 27 de setembro e 11, 18 e 25 de outubro.
As aulas virtuais serão realizadas pelo sistema Moodle de Ensino a Distância onde os participantes poderão administrar as horas de aulas semanais com leituras, estudos, atividades e fóruns. Os participantes terão a oportunidade de desenvolver as seguintes competências durante o curso:
- Exploração de Recursos Educacionais Abertos (REA), Objetos de Aprendizagem (OA), novas tecnologias e recursos digitais para sua aplicabilidade em sala de aula;
- Promoção de pedagogias culturais que favorecem processos não lineares, abertos, imaginativos, críticos, reflexivos, criativos, produtivos e participantes de aprendizagem, assim como processos inter e transdisciplinares.
- Exploração e elaboração de Objetos de Aprendizagem Poéticos como pedagogias culturais nas suas diversas possibilidades: apresentação, interação, jogo, investigação, exposição, criação, organização, comunicação e avaliação.
- Aplicação de Objetos de Aprendizagem Poéticos em contextos educacionais formais, não formais ou informais.
- Conhecimentos de sistemas, indicadores, instrumentos e critérios de avaliação de Objetos de Aprendizagem.
- Conhecimento de diferentes formas de mídias: impressos, objetos hipermídia, edição de imagem, vídeo e criações de blogs, fotologs, uso de Role Playing Games (RPG) e jogos; processos de pesquisas na web com webfolios e webquests , como também as múltiplas possibilidades dialógicas e críticas de agência social e/ou cultural nas comunidades escolares com as redes sociais na web e a tecnologia celular.
As inscrições estarão abertas entre 21 de agosto e 05 de setembro no Interfoco:www.unb.br/administracao/decanatos/interfoco. Informações: tfernandezster@gmail.com, (61) 85007743. Custo do curso: R$ 50,00 para alunos e ex-alunos da UnB e R$ 300,00 para participantes externos. No caso dos estudantes dos polos podemos pedir isenção se não tiverem recursos. O Polo da UAB Barretos conta com parceria da Prefeitura e fica na Rua 21 de Abril, número 240, Derby Club, fone 3322-8184.

Nenhum comentário: