terça-feira, 15 de julho de 2014

CURSOS DE EXTENSÃO E ESPECIALIZAÇÃO À DISTÂNCIA EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL - Polo Barretos



UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO DIVULGA EDITAIS PARA CURSOS DE EXTENSÃO E ESPECIALIZAÇÃO À DISTÂNCIA EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL

A Universidade Federal de Ouro Preto-UFOP divulgou no último dia 11, através do site da instituição (www.ufop.br) quatro novos editais. Destes, dois serão para a participação no Processo Formativo em Educação Ambiental: Escolas Sustentáveis e COM-VIDAS, através de cursos de Extensão e Especialização à distância, direcionados principalmente para a capacitação de professores, educadores que atuam na educação básica e sensibilização de gestores públicos, técnicos, administradores, advogados, engenheiros e arquitetos, como também para líderes comunitários, que pretendem desenvolver ou já desenvolvem núcleos com atividades sustentáveis.
Outros dois editais serão para a seleção de tutores Especialização e Extensão em Educação Ambiental. Todos os cursos são isentos de taxas de inscrição, matrícula e mensalidade. As inscrições para os dois primeiros editais (Especialização) até 12 agosto e (Extensão) até 16 de agosto de 2014. Já para os direcionados aos tutores, as inscrições vão até 25 deste mês.

Os cursos, que serão desenvolvidos à distância, tendo na programação apenas três momentos presenciais obrigatórios, integram o Plano de Desenvolvimento da Educação do governo federal, estando sob a responsabilidade da UFOP, com orientação da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (CEGEA-SECADI/MEC) e a colaboração do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e de diversos parceiros nas esferas nacional, estadual e municipal.

Vagas e carga horária

Especialização

No link http://www.cead.ufop.br/images/EDITAIS_2014/11-07-14_edital_19-2014.pdf, os interessados vão encontrar o detalhamento para o Curso de Especialização, que tem carga horária de 420 horas, divididas em oito módulos, para o qual vão ser disponibilizadas 470 vagas distribuídas entre municípios dos estados de Minas Gerais, São Paulo, Espírito Santo, Bahia, Pará, Acre e Alagoas.
Entre os requisitos obrigatórios para os candidatos estão o de ter concluído o curso de graduação plena; estar ou desejar estar envolvido com a organização de espaços educadores sustentáveis em escolas ou comunidades; compartilhamento do curso com o coletivo; disponibilidade para cumprir os 18 meses do curso; além de acesso à internet e aptidão para utilizar os equipamentos exigidos para a realização do curso. Outras informações podem ser obtidas na página do curso na internet e pelo e-mail da coordenação: secretaria.escv2014@gmail.com

Extensão

No link http://www.cead.ufop.br/images/EDITAIS_2014/11-07-14_edital_20-2014.pdf estão as informações para o Curso de Extensão com ênfase em Espaços Educadores Sustentáveis, com carga horária de 120 horas, divididas em três módulosna modalidade à distância semipresencial, no âmbito da Universidade Aberta do Brasil (UAB), para o qual terão 400 vagas para professores da rede pública e membros das comunidades atendidos pelos polos da UAB, distribuídas entre os estados de Alagoas, Minas Gerais, Espirito Santo, São Paulo e Pará.
Esta Extensão estará integrada aos Programas Municipais de Educação Ambiental, além disto inclui a participação em congressos, no Brasil e no exterior.
O prazo de inscrição é o mesmo do Curso de Especialização, assim como os requisitos obrigatórios são semelhantes, apenas com o período do curso diferenciado, sendo de seis meses. Como no curso de Especialização, o início das aulas está previsto para o próximo 1 de setembro. Mais informações podem ser obtidas apenas na página do curso na internet e pelo e-mail da coordenação: secretaria.escv2014@gmail.com.

Seleção de Tutores

Pelo link http://www.cead.ufop.br/images/EDITAIS_2014/11-07-14_edital_21-2014.pdf encontra-se o detalhamento para o processo de seleção de tutores presenciais e à distância, para atuarem no Curso de Especialização em Educação Ambiental, com ênfase em Espaços Educadores Sustentáveis (Pós-graduação lato sensu). A aprovação no processo seletivo, não garante o início imediato das atividades de tutoria. A esses, cabe uma lista ampla de atribuições que vão desde garantir disponibilidade de 20 horas semanais para as atividades de tutoria, acompanhando e monitorando os alunos diariamente, passando por participar de reuniões com as coordenações; mediar a comunicação entre professores e cursistas e participar do processo de avaliação das disciplinas, sob a coordenação dos professores responsáveis.
A carga horária de 20 horas semanais, inclui sábados e domingos, quando necessário. A duração da bolsa é de até 48 meses, ou enquanto durar o curso ao qual o tutor estará vinculado.
Ao candidato é exigido ter formação de nível superior específica e pós-graduação e ou ser mestrando; possuir experiência mínima de um ano no magistério em ensino básico ou superior, entre outras exigências. As inscrições para esse processo se estenderão até 25 de julho próximo.
Para tutores presenciais e à distância, para o Curso de Extensão em Educação Ambiental: Escolas Sustentáveis e COM-VIDA, as características são similares aos da Especialização. As informações podem ser checadas através do link http://www.cead.ufop.br/images/EDITAIS_2014/11-07-14_edital_22-2014.pdf .

Segundo a professora Dulce Maria Pereira da UFOP, coordenadora geral de todo o processo, “o trabalho conceitual e de aplicação das atividades foi elaborado e desenvolvido pela UFOP, em conjunto com a Universidade de Mato Grosso (UFMT) e do Mato Grosso do Sul (UFMS) e vem sendo aplicado desde 2010, com o objetivo final de tornar as escolas, espaços educadores sustentáveis e aplicar tecnologias ambientais no processo de reforma e de construção dessas unidades, incluindo aí a mobilização das comunidades onde os projetos são desenvolvidos.”
Assessoria de Comunicação/ UFOP
Jorn. resp.- Márcia Leivas-DRT- 17.806/RJ
Contato: (71) 81523207


Nenhum comentário: