Loading...

terça-feira, 17 de setembro de 2013

Aula Inaugural - Curso de Pedagogia - Polo Barretos

A coordenação do Polo de Apoio Presencial para a Universidade Aberta do Brasil – UAB, informa que aconteceu no sábado, 14 de setembro/13, no Complexo Socioeducacional Amador Alves de Queiroz, localizado no Bairro Derby Clube, a aula inaugural do Curso de Pedagogia ofertado pela Universidade Federal do Paraná – UFPR.
Trata-se de um curso de licenciatura na modalidade a distância, com cinquenta alunos matriculados, para a formação de professores, com os propósitos de:compreender o processo educativo em suas múltiplas inter-relações pedagógico, histórico, social, econômicas, políticas e culturais; apreender e articular as especificidades do conhecimento que integram o currículo da Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental, bem como, os pressupostos didático-metodológico necessários; articular o ensino e pesquisa na produção de conhecimentos e da prática pedagógica; acessar instrumentos teórico-metodológicos que permitam ao aluno/professor, entender e sistematizar a sua prática; possibilitar; contribuir para a melhoria da qualidade do Sistema de Educação.
Com as boas vindas do coordenador do curso, professor doutor Américo Agostinho Rodrigues, os universitários sentiram a calorosa acolhida e os desafios educacionais que enfrentarão durante a formação. “A Educação a Distância é inovadora por levar a Universidade até o aluno, mas é o estudante que estabelece a rotina de estudos para uma certificação final”, assegurou.
Também veio de Curitiba/PR para a aula inaugural a professora doutora Glaucia da Silva Brito, responsável pela primeira disciplina do curso, Concepções e Métodos de Estudos em Educação a Distância. Terminadas as apresentações os alunos, tutores presenciais e a professora foram para o laboratório de informática para conhecerem o ambiente virtual de aprendizagem e realizarem as primeiras interações.

A carga horária total será de 3.340 (três mil trezentas e quarenta) horas/aula, sendo2.524 (duas mil quinhentos e vinte e quatro) horas/aula na modalidade a distância, 716 (setecentas e dezesseis) horas/aulas na modalidade presencial e 100 (cem) horas de atividades formativas.





Nenhum comentário: