terça-feira, 3 de novembro de 2015

Alunos promovem feira de geografia

Os alunos Emersiam Menegueti, Marcia Marques, Walmir Daniel Chaves, Dosergio Longo, Valquíria da Silva, Carla Egydio e José Augusto Gonçalves, do curso de geografia oferecido na modalidade a distância pela Universidade de Brasília - UnB, prepararam uma feira na Escola Municipal Giuseppe Carnímeo com propósitos de aprimorar as práticas de ensino e entendimento geográfico dos estudantes.
Esses alunos que também participam do PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência), pesquisaram as deficiências e as necessidades no ensino e na aprendizagem da geografia para ações didáticas desde a Educação Infantil, Ensino Fundamental 1 e 2.
O PIBID tem por finalidade apoiar a iniciação à docência de estudantes de licenciatura nas universidades brasileiras com o fortalecimento da sua formação para o trabalho nas escolas públicas.
Para Rose Naben, supervisora local desse Programa Federal e que está acompanhando as atividades e os universitários, trata-se de um novo olhar e um novo fazer para o ensino e a compreensão da Geografia.
Oficinas de pintura com os vários tipos de solo; apresentação do sistema solar e as fases da lua; jogos e brincadeiras abordando a localização e os pontos cardeais; o estudo do relevo das Américas demonstrando que a superfície terrestre é acidentada; mostra dos vários tipos de rochas e estudos cartográficos facilitam a percepção e o entendimento geográficos.
Todo o material confeccionado para a feira servirá para outras ações docentes que os universitários farão até o final do ano letivo, por escola (Ana Carvalho, Dorothóvio do Nascimento e Giuseppe Carnímeo), em cada sala de aula e de acordo com o nível de aprendizagem.






Nenhum comentário: