segunda-feira, 24 de março de 2014

EaD/UnB disponibiliza lousa digital para auxiliar web conferências



EaD/UnB disponibiliza lousa digital para auxiliar web conferências
Agora, além da transmissão de áudio e vídeo, todo o conteúdo gerado no computador poderá ser enviado de forma interativa nas web conferências das aulas a distância
Professores e alunos da Educação a Distância (EaD) da Universidade de Brasília já têm à disposição uma lousa digital instalada no estúdio de web conferência da Diretoria de Ensino de Graduação a Distância (DEGD). A novidade, que passou a ser utilizada na última quarta-feira (19) para auxiliar as aulas da Universidade Aberta do Brasil (UAB), abre um leque de recursos para incrementar o ambiente virtual. “Antes, na sala de web conferência, o professor ficava limitado à filmagem da aula. Agora, tudo que se passa no computador também pode ser transmitido aos alunos”, explica o técnico responsável pela implementação da lousa digital André Puntel.
Até o movimento do mouse será visto na tela dos computadores dos alunos, estejam eles em casa ou nos Polos de Apoio Presencial. Na prática, explica o técnico em tecnologia da informação, vídeos, sites educativos, slides de PowerPoint e páginas da internet estarão disponíveis para interação durante as web conferências, o que deve impulsionar o processo de aprendizagem dos alunos.
André explica que o grande diferencial da lousa digital é a projeção da tela do computador em uma lousa touchscreen. Dessa forma, além de ter à disposição o mouse e o teclado, o professor pode conduzir a aula tocando direto no quadro.
Outra opção disponibilizada pela lousa digital é o software livre Open-Sankoré. Trata-se de um programa de apresentação que possui ferramentas semelhantes às do Paint-Brush, como caneta, borracha e marcador de texto. Porém, destaca André Puntel, a grande vantagem desse programa é a ferramenta Tela de Vidro. Nela, o professor pode mexer normalmente no computador com a liberdade de desenhar ou grafar em qualquer janela aberta.

TECNOLOGIA QUE SIMPLIFICA

André Puntel afirma que a lousa digital não será nenhum bicho de sete cabeças. “O professor irá utilizar a plataforma como se estivesse operando o computador de sua casa ou do campus”. E acrescenta que sempre haverá apoio técnico durante as aulas para esclarecer qualquer dúvida. Puntel completa que a integração da lousa digital durante a web conferência não é pesada e que os alunos precisam somente de transmissão banda larga para receber as aulas.

Nenhum comentário: