terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

MEC reconhece qualidade do Ensino a Distância na UnB


Artes Visuais, Educação Física e Música são os três primeiros da modalidade avaliados pelo Índice Geral de Cursos e ficaram com nota 4, considerada muito boa 

Taís Guerino - Da Secretaria de Comunicação da UnB

A excelência da Universidade de Brasília, no que tange a Educação a Distância (EaD), foi reconhecida no Índice Geral de Cursos de 2011 (IGC), divulgado pelo Ministério da Educação há alguns dias. Artes Visuais, Educação Física e Música ficaram com nota 4, considerada muito boa, na avaliação das instituições de ensino superior do Ministério da Educação. Foi a primeira vez que cursos dessa modalidade foram avaliados.
O IGC envolveu 25 cursos da Universidade de Brasília e outras 226 instituições públicas e privadas do País. Elaborado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e divulgado anualmente pelo Ministério da Educação, o Índice Geral de Cursos é obtido a partir da análise de uma série de indicadores envolvendo o ensino de graduação e de pós-graduação.
Entre os indicadores mais importantes, estão avaliações presenciais dos cursos, feitas todos os anos por técnicos do Ministério, análise de informações que incluem o número de professores com mestrado e doutorado e performance dos formandos no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade). Aplicada anualmente aos alunos que concluem a graduação, a prova é um dos requisitos para obtenção do diploma.
A nota alcançada pelo curso de Artes Visuais e Educação Física – tanto no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), que menciona a performance dos formandos, quanto no Conceito Preliminar de Curso – foi 4. CPC é a nota dada a cada uma das carreiras. Já Música ficou com nota 3, no Enade, e 4, no CPC.
O coordenador de Educação a Distância da Faculdade de Educação Física da UnB, Alcir Braga Sanches, se mostrou satisfeito com a nota recebida pelo curso e considerou o desempenho dos alunos como um dos fatores que tornaram o trabalho suficiente para alcançar o êxito e atingir os objetivos propostos. “Temos um projeto pedagógico que dá possibilidade ao estudante de ter boa formação. Os professores são os mesmos do curso presencial; os tutores da Universidade são selecionados com bastante critério; além da participação deles ter importância acentuada na mediação da aprendizagem”, argumenta.
Para ele, as estratégias de aprendizagem do curso, que usam tecnologias e plataformas virtuais, têm surtido efeito: “A nossa metodologia estimula o desenvolvimento do princípio da autonomia, em que o aluno recebe as orientações pelo ambiente virtual de aprendizagem – que é a plataforma, pela internet – e precisa se organizar, no tempo e espaços diferenciados, para cumprir as disciplinas, fazer o estágio supervisionado e comparecer às visitas periódicas dos professores e tutores nos pólos para as avaliações e aulas práticas. Complementa este processo o trabalho de conclusão de curso, que integra os componentes curriculares utilizados. Os resultados demonstram que deu certo”, explica.
NÃO MAIS DISTANTES - A boa nota que o curso de Educação Física a Distância da UnB obteve na avaliação do Enade foi alcançada pelos quase 80 alunos do programa Universidade Aberta do Brasil (UAB) que fizeram a prova.
Em fevereiro deste ano, 15 novos graduados pela UnB venceram a barreira geográfica ao receber na própria cidade de Tarauacá – no interior do Acre e a 3.354 quilômetros do campus Darcy Ribeiro da UnB, em Brasília – o diploma da licenciatura em Artes Visuais, cursada a distância dentro do programa UAB, do governo federal. Entre os depoimentos de professores e alunos, ficou clara a superação ao construir uma nova modalidade de ensino a partir da UnB. A distância virou presença e memória afetiva, após quatro anos de convivência, mesmo que virtual.
Na época, a recém-graduada Verônica Rodrigues contou à Agência UnB que a facilidade de fazer uma faculdade sem sair do interior do Acre a levou a se inscrever para o vestibular, no segundo semestre de 2007, para a licenciatura em Artes Visuais. Trabalhando em uma rádio local e ganhando menos de um salário mínimo, Verônica tinha um filho com 7 anos e não teria condições de ir para a capital, Rio Branco: “Estudar na UnB foi um desafio. Não tinha computador em casa, nem internet. Conhecia pouco das novas tecnologias e tive que aprender tudo”. Filha de seringueiros, até os 12 anos Verônica morou na zona rural. “Quando entrei no curso, fiz um empréstimo de R$ 1.600 para comprar um computador; assim podia trabalhar o dia todo e me dedicar aos estudos à noite. Pedi para o Corpo de Bombeiros do estado para usar a conexão de internet deles via antena, para acompanhar as aulas e fazer os trabalhos da faculdade”, lembrou.
De acordo com o diretor da área de Graduação a Distância da UnB, vinculada ao Decanato de Ensino e Graduação (DEG), Iran Junqueira de Castro, os cursos de graduação a distância têm apresentado resultados satisfatórios por inúmeros motivos. “Fico orgulhoso de ver que alguns dos nossos cursos a distância ficaram com notas acima da média. Acho que isso reflete um caminho de qualidade e mostra que é uma realidade que veio para ficar”, argumentou. Segundo ele, “a prova do Enade é composta de várias questões contextuais e não apenas pontuais ou objetivas. Elas colocam o aluno para refletir e sugerir atitudes diante de situações reais de ensino e aprendizagem”.
Para Iran, vários princípios ajudaram muito na tradução das notas obtidas, sendo os quatro mais importantes: o da interdisciplinaridade; o da relação teoria e prática; o da simetria invertida - que procura empregar a pedagogização do conhecimento, em que não basta o aluno ter conhecimento em determinada área, mas sim que ele consiga levar este conhecimento para o mundo da escola -; e o do forte conhecimento do mundo escolar. “Temos tido o envolvimento dos professores, de um conjunto de tutores e de um projeto político-pedagógico que está de acordo com as recomendações”, defendeu. 
METODOLOGIA - Desde 1979, a UnB realiza experiências no campo de Educação a Distância, como o curso de iniciação às Ciências Políticas, culminando na criação do Centro de Educação a Distância da Universidade de Brasília (CEAD). Contudo, somente a partir do ano de 2006, a UnB participou do Edital Universidade Aberta do Ministério da Educação (MEC). Atualmente, são oito licenciaturas (Biologia, Artes Cênicas, Geografia, Pedagogia e Letras, além dos três bem avaliados) e um bacharelado (Administração Pública) a distância.
Ao longo de cada semestre, os alunos de EaD participam de três encontros presenciais, sendo o primeiro apenas para orientação geral da disciplina e os seguintes para interação e apresentação de temas desenvolvidos a partir de textos oferecidos. A cada semana, uma atividade de feedback é exigida pelos professores e tutores a partir do que foi ensinado e lançada virtualmente.
O diretor Iran Junqueira, no entanto, considera que o MEC poderia diferenciar melhor o resultado das avaliações dos cursos presenciais e a distância. “A avaliação dos cursos a distância é feita através do ambiente virtual, no curso presencial é feita pessoalmente entre professor e aluno. São metodologias diferentes que não poderiam receber uma menção única, conforme ocorreu com o curso de Educação Física, por exemplo, na avaliação do MEC”, argumentou.
O diretor explica que a análise dos cursos presenciais e a distância é feita separadamente, mas que a nota é uma só para as duas modalidades. "Isso não desqualifica a avaliação ou o curso, até porque as notas foram altas, mas seria mais útil ver com mais atenção as diferenças", justificou. 
Iran ressaltou que deve haver uma solicitação ao MEC e ao Inep, pedindo a possibilidade de separar as notas e concluiu: “É importante para a UnB, de qualquer forma, esse instrumento avaliativo”.
RECREDENCIAMENTO – Por meio de outra avaliação do MEC – o instrumento de avaliação externa das Instituições de Educação Superior (IES) –, o recredenciamento das instalações do campus UnB Ceilândia foi garantido para a execução de cursos a distância.
A avaliação ocorreu durante o mês de novembro e os três avaliadores do Ministério, que integram a comissão de avaliadores, concederam a nota 4. A assessora da diretoria de Ensino de Graduação a Distância, professora Alessandra Coimbra, ressaltou a importância do recredenciamento do polo de Ceilândia para a oferta de cursos a distância. “Durante três dias, a comissão fez a avaliação in loco e conferiu a qualidade do trabalho realizado”, destacou.
Todos os textos e fotos podem ser utilizados e reproduzidos desde que a fonte seja citada. Textos: UnB Agência. Fotos: nome do fotógrafo/UnB Agência.

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